sábado, 7 de setembro de 2013

A TEORIA DA REGULAÇÃO E A PSICOLOGIA DO TRABALHO



Na nova edição de "Psicologia do trabalho e gestão de recursos humanos" da Casa do Psicólogo, organizado pela Dra. Iris Barbosa Goulart e por mim, tive a oportunidade de inserir um texto que considero importante e que estava perdido em anais de evento realizado há muitos anos.

No mestrado em administração, pude estudar a teoria econômica da regulação (Michel Aglietta e outros). Esta abordagem é ao mesmo tempo histórica, econômica e administrativa. Trata-se de um olhar sobre a economia tendo em vista organizações privilegiadas do trabalho, que se destacam em determinados momentos históricos, sem esquecer a atuação do Estado. 

Nosso trabalho à época tenta aproximar as diferentes propostas da psicologia industrial, organizacional e do trabalho às contribuições dos regulacionistas. Reinseridas em um contexto, as propostas deixam de ser apenas "best practices", ou técnicas moderna e compõem lógicas de competição econômica e de regulação da economia.

Este trabalho é muito útil para ser discutido em conjunto com o capítulo "A psicologia do trabalho em três faces" nos cursos de psicologia e administração.

O livro já está sendo comercializado pela Casa do Psicólogo e pode ser adquirido por R$68,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário