quinta-feira, 1 de agosto de 2013

NOVO ARTIGO NA "REFLEXÃO E CRÍTICA": É POSSÍVEL PREVER DESEMPENHO COM PMK?



A revista "Psicologia: Reflexão e Crítica" publicou mais um dos nossos artigos sobre a validade preditiva do PMK. Aprovado em março do ano passado, nele tentamos de toda forma identificar com estatística multivariada a relação entre os indicadores do teste de Myra y López com nove diferentes arranjos de resultados.

Vimos que as medidas de associação são fracas, pouco confiáveis, e no máximo poderiam servir em modelos ainda mais complexos como validade incremental à seleção (ou seja, melhorariam um pouquinho a qualidade da informação.) Considerando a complexidade e dificuldade de aplicação do teste, não sei se vale a pena tanto investimento da parte do profissional psicólogo para tão pouco resultado.

Acessem o artigo completo no Scielo:


O artigo é um desdobramento da defesa de dissertação de mestrado da Alina, autora principal do artigo, hoje doutora. Tem sido uma experiência muito rica poder juntar competências com Alina e Beth Nascimento, que têm experiência em avaliação psicológica, psicometria, neuropsicologia e construção de instrumentos de avaliação psicológica. Penso que a união de diferentes áreas da psicologia pode gerar trabalhos mais consistentes. É uma mudança cultural no meio psi, que talvez por defesa, tende a criticar as áreas que não a sua, perdendo esta possibilidade de enriquecimento a partir do diálogo.

Um comentário:

  1. A união de diferentes áreas da Psicologia e críticas consistentes construídas a favor do conhecimento e da prática são excelentes propostas!! Que a semente floresça!

    ResponderExcluir