segunda-feira, 2 de maio de 2011

GRATIDÃO

A Câmara do Departamento de Psicologia e o Colegiado de Graduação do Curso de Graduação em Psicologia da FAFICH-UFMG fizeram-me um convite muito honroso: realizar a aula inaugural do curso em 2011.

Após conversarmos, foi aceito o tema "O Maslow Desconhecido", baseado na releitura que fiz da obra deste autor à época do doutorado. Essencialmente optamos por comparar afirmações de autores de comportamento organizacional atribuídos a Abe Maslow com explicações do próprio Maslow publicadas em seus livros posteriores ao primeiro artigo sobre motivação, no início dos anos 40.

Vê-se o quanto os manuais estão equivocados quanto à teoria do autor humanista, o que é um equívoco não apenas brasileiro, mas internacional.

Passamos à discussão e depois vieram as surpresas, que me tocaram bastante.


Foto 1: Prof. João Furtado, do Departamento de História, presta uma homenagem ao "aposentando"


A Câmara Departamental aprovou criação do nome "Laboratório de Ensino de Psicologia Jáder Sampaio", como uma homenagem diante da minha precoce aposentadoria. Foi realmente uma surpresa e tive que me conter para não emocionar demais.



Foto 2: Vista dos participantes

Após a exibição da placa do Laboratório, iniciaram-se os depoimentos. Professores, ex-alunos, amigos, foram aos poucos recordando situações que vivemos, falando do significado do momento, agradecendo...


Foto 3: Abel (ex-aluno) faz sua homenagem com palavras de encorajamento e um depoimento pessoal. À mesa a Profa. Izabel, Chefe do Departamento de Psicologia.

Eu aproveito este espaço para agradecer a todos os presentes e também a aqueles que tiveram ao cuidado de explicar sua ausência. Não era necessária a homenagem, mas foi um momento muito especial. Fez-se um daqueles momentos que teremos prazer em recordar, mesmo passados os anos.


Foto 4: Professores presentes e a placa do recém criado Laboratório de Ensino de Psicologia Jáder Sampaio. Na foto os professores Guilherme, Luciana, Thais, Delba, Ângela, Érica e Cláudia (no primeiro plano, da direita para a esquerda). Vítor (de barba), Jáder, João e Izabel (no segundo plano, da direita para a esquerda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário