sábado, 30 de abril de 2011

SEMINÁRIO SOBRE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO NO SESIMINAS


Foto 1: Da direita para a esquerda - Dr. Lúcio Flávio, Dra. Zélia Kiliminik,
Dr. Luciano Zilli, Ms. Leila e Dra. Kely. (Fotos de Sílvia Corazza)

Quarta feira, 11 de abril.

A Associação Brasileira de Qualidade de Vida - Minas Gerais (www.abqv.org.br e abqv@abqv.org.br) abriu suas portas para receber os autores do livro Qualidade de Vida no Trabalho: Abordagens e Fundamentos (300 p., Editora Elsevier, 2011).

O livro teve o apoio da Fundação Dom Cabral e congregou autores de diversas localidades do Brasil: São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Minas Gerais. Estelle Morin, de Montreal - Canadá, também assina um dos capítulos.

A apresentação inicial foi feita pela competente Profa. Zélia Kiliminik. Ela sintetizou os assuntos tratados no livro, que se organiza em duas partes: uma parte repleta de pesquisas sobre Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) e outra que tem em seu núcleo trabalhos sobre estresse ocupacional.

Os estudos de QVT trazem informações preciosas sobre categorias profissionais brasileiras: magistrados, contabilistas, garis, bancários e pessoas em transição na carreira profissional. Traz também uma análise das melhores empresas para se trabalhar e uma proposta de instrumento desenvolvida no RN.

Os estudos de estresse abordam gestores em contexto de mudanças, trabalhadores em central de regulação médica e professores de escolas públicas.

Todas as partes foram devidamente introduzidas por estudos de revisão teórica abrangente e consequente.

O posfácio trata de uma tendência recente neste campo. Os estudos de sentidos do trabalho, que têm sido desenvolvidos por uma rede internacional, intercultural e interuniversitária, capitaneada pela Dra. Estelle Morin. Esta linha traz um modelo empírico e calcado em estudos feitos em diversos países, que incorporam informações referentes ao indivíduo, a organização e a sociedade, tratadas com métodos de estatística multivariada.

Conhecer as linhas de trabalho dos colegas de diferentes universidades e poder homenagear os Profs. Lúcio e Zélia, pioneiros e consolidadores desta área de conhecimento em Minas Gerais foi um momento especial.

Agradecemos de coração à oportunidade dada pelo SESIMINAS e pela ABQV. Outros encontros virão.


Foto 2: Além dos professores citados acima vê-se a Dra. Delba e o Dr. Jáder. Faltou na foto a simpática presença da Ms. Ione que apresentou trabalho sobre QVT de Magistrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário