quinta-feira, 7 de maio de 2009

PUBLICADO O ARTIGO SOBRE MASLOW


A Revista de Administração da USP - RAUSP número 1 de 2009 (jan/mar) publicou o artigo sobre a teoria de motivação em Maslow. Ele apresenta as mudanças que o autor americano foi realizando em sua teoria após os anos 40 e uma série de críticas e novas pesquisas com metodologias diferenciadas.

Espera-se com ele um novo olhar sobre o autor e o tema, em baixa no Brasil mas em alta no exterior.

Está no "forno" um novo artigo que propõe um modelo de pesquisa que articula motivação (nível do sujeito) e cultura (nível da sociedade) e que incorpora contribuições de dois autores prolíficos da área: David McClelland e Joseph Nuttin (belga de Louvain).

Desejo a todos uma boa leitura e aguardo os comentários.

6 comentários:

  1. Caro amigo.
    Li com o maior interesse seu artigo na RAUSP. Parabéns. Como sempre, contribui com novas informações para a teoria de organizações. Aguardo os cometários sobre as pesquisas recentes dos outros autores citados. Afinal, motivação não é coisa para se desprezar.
    Abs.
    Moema

    ResponderExcluir
  2. Moema,

    Agradeço a atenção e o carinho de sempre. Na tese desenvolvi um modelo teórico de pesquisa que compreende motivação e cultura organizacional. Com meu retorno à ativa, já concluímos um artigo teórico-prático focalizando a questão da motivação. Ele foi submetido para o ENANPAD, mas se não der,comunicamos em outros eventos.

    Um abraço saudoso,

    Jáder

    ResponderExcluir
  3. Olá, Jáder,

    Acabo de ler esse artigo e, como tudo o que vem de você, está incrível: seriedade metodológica e escrita didática.
    Vou passar a adotar o artigo com meus alunos, para ver se quebro um pouco o determinismo dos padrões de comportamento, que os administradores parecem gostar tanto.
    Obrigado pela contribuição.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  4. Augusto,

    Obrigadíssimo pela força. Uma amiga leu o trabalho, achou fantástico, mas disse que achava meio complicado de se utilizar na graduação de administração e que ia continuar ensinando a pirâmide mesmo... Você vê como o seu ato é corajoso.

    Um abraço

    Jáder

    ResponderExcluir
  5. Esse seu texto está me ajudando bastante nas discussões interdiciplinares... Eu o estou usando para convencer dois professores de marketing* a não ensinar mais a pirâmide em suas aulas. Aliás, você sabia que o pessoal de MKT adora a tal pirâmide?

    *Um deles é o Edson Barbero que, se não me engano, foi colega seu no doutorado...

    PS: Posso dar uma sugestão: você não quer colocar o link pro artigo no post?

    Abraços,

    Augusto

    ResponderExcluir
  6. Augusto,

    Obrigado pela dica. Eu sabia da influência no Marketing. O competente Prof. Mazzon, da área de marketing, participou da minha banca e comentou muito o capítulo de Maslow.

    Um abraço

    Jáder

    ResponderExcluir