domingo, 27 de abril de 2008

Porque Escrever sobre Psicologia do Trabalho?

Foto 1: Jáder versão 2007

Durante mais de dezoito anos tenho me dedicado a estudar as muitas visões e experiências do mundo do trabalho. Publiquei muitos trabalhos, organizei livros, participei de congressos, atendi a convites de universidades, auxiliei organizações a pensarem e buscarem soluções para alguns de seus problemas, auxiliei trabalhadores, participei de eventos em sindicatos, visitei incubadoras de empresas e mais recentemente enveredei pelos campos do trabalho voluntário e das organizações sem fins lucrativos. Neste meio tempo fiz muitos amigos, tive muitos parceiros, vivi algumas alegrias, chorei algumas lágrimas e produzi muito suor.

Após tanto tempo, observei que os trabalhos publicados ficaram dispersos por muitos lugares. Parecia uma pilha enorme de papel que o vento espalhou e ninguém tem ânimo de juntar. Os alunos têm procurado em busca de referências, pistas, caminhos para iniciar sua própria jornada nesta área.

Quase livre dos deveres burocráticos da Universidade, resolvi escrever e contar em linguagem de gente o que estudei e como foi minha trajetória errante por esta área fascinante do conhecimento. Desejo que o conhecimento escrito saia dos pergaminhos e da linguagem hierática e passe a frequentar os corredores de empresas, ONGs e universidades, para isto estou aderindo a este novo veículo, o blog, que tem o poder de espalhar pelo mundo falante de português, sem normas ou revisores, sem cabresto, portanto, as idéias construídas no passar dos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário